quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O professor contador de histórias...


O professor contador de história é aquele que centra a comunicação em falar e ditar as questões disparando lições-padrão. Este professor define territórios abertos à exploração e conteúdos predispostos a interferências e modificações, acha que da forma que ele aprendeu na escola tem que continuar sendo, não se preocupando com o aperfeiçoamento e nem a utilização das tecnologias digitais, isto hoje torna-se preocupente.

O professor contador de história terá dificuldade de lidar e aprender com as tecnologias digitais, para ele o computador não passa de uma máquina de escrever. Terá dificuldade de lidar com seus alunos, pois está alheio as novas tecnologias. Essa atitude menos passiva diante da mensagem é sua exigência de uma nova sala de aula, de uma nova postura comunicacional do professor. Para professor está mais do que na hora de acordar para a era digital, pois hoje é de extrema necessidade ter conhecimento com as tecnologias digitais.
O principal na vida de um professor não é a tecnologia, mas um novo estilo de pedagogia sustentado por uma modalidade comunicacional que supõe interatividade, participação, cooperação. Mais do que nunca, o professor está desafiado a modificar sua comunicação em sala de aula e na educação. Quer dizer, mudar a sua autoria enquanto docente e inventar um novo modelo de educação.
Assim diz Edgar Morin, "Hoje, é preciso inventar um novo modelo de educação, já que estamos numa época que favorece a oportunidade de disseminar um outro modo de pensamento". Este é o tempo de: era digital, sociedade em rede, sociedade de informação, cibercultura.
MORIN, Edgard. Os países latinos têm culturas vivas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 05, set., 1998. p. 4. Caderno Idéias/Livros.

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