quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Considerações Finais

No nosso projeto de pesquisa sobre as tecnologias digitais em sala de aula tínhamos o intuito de investigar principalmente a importância dos recursos tecnológicos, bem como os recursos que o mercado disponibiliza para auxiliar as práticas pedagógicas.


A partir do planejamento do nosso projeto de aprendizagem, das pesquisas realizadas e dos processos desenvolvidos, retomamos as nossas certezas provisórias, as nossas dúvidas temporárias,os objetivos e a problemática inicial que gerou o projeto, a fim de discutí-las, buscando sistematizar o conhecimento construído durante o desenvolvimento do nosso projeto de aprendizagem.



Assim quanto as nossas certezas provisórias, podemos dizer que as tecnologias digitais são indispensáveis atualmente, pois através delas podemos nos comunicar e nos manter informados do que acontece em nosso meio. Vivemos no mundo das tecnologias, todavia, enquanto algumas tecnologias são mais “antigas”, como a televisão e o rádio, onde são mostrados somente os fatos, que os responsáveis da emissora, querem; outras são mais "enriquecidas", rápidas, como o computador e suas ferramentas: internet, MSN, Second Life, etc. Com tais tecnologias podemos ter diversas informações, e através dela o nosso aprendizado se amplia cada vez mais. Pensamos que a escola deve utilizar as tecnologias como um apoio à aprendizagem, e assim fazer com que o aluno seja um protagonista da sua aprendizagem. O professor, com o auxílio das novas tecnologias, tem o papel de estimular a curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar. Também se torna um coordenador das pesquisas, além de ser questionador de alguns dos dados apresentados pelos seus alunos, contextualizando os resultados, os adaptando-os à realidade dos mesmos.

Quanto às dúvidas temporárias: “Qual a situação dos professores em relação aos avanços tecnológicos? Como estão utilizando essa modernidade em sala de aula?”; “Como os estudiosos aconselham a usar os recursos tecnológicos na sala de aula?”; “Que mudanças o uso de tecnologias pode provocar nos processos de ensino e de aprendizagem?”; encontramos que é preciso reconceituar a educação, ou seja, reinventar, aprimorar, melhorar o processo de aprendizagem, a educação deve ter como objetivo e foco o desenvolvimento humano. Para isso, muitos professores devem atualizar-se, pois as tecnologias cada vez avançam mais, cabe a nós professores fazer o possível para acompanhá-las. A tecnologia contribui para a educação no sentido de criar ambientes virtuais, maior acesso a informações, em que podemos aprender através da colaboração uns com os outros (troca de idéias, discussão, crítica, entre outros).

E quanto a problemática do projeto:”Quais os recursos tecnológicos e como utilizá-los para auxiliar no desenvolvimento de práticas pedagógicas com alunos da educação infantil e séries iniciais”, percebemos que existem inúmeros...

Durante o processo de construção desse projeto muitas possibilidades de continuidade e novos questionamentos foram surgindo, mas priorizamos nossas pesquisas na importância das tecnologias digitais na educação, bem como, o papel do professor nessa era digital.



Assim, quanto ao nosso processo de aprendizagem a partir do desenvolvimento desse projeto podemos dizer que foi muito proveitoso conhecer e saber sobre a importância das tecnologias para a educação escolar. Começamos a ter mais contato com o mundo digital e percebemos ainda mais sua importância em nossa sociedade. O desenvolvimento desse projeto de aprendizagem foi muito relevante, pois pesquisamos , aprendemos, discutimos assuntos que nos interessavam. Para finalizar podemos resumir nosso projeto de aprendizagem na seguinte frase de Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém... ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário