O papel das tecnologias digitais na escola
As tecnologias digitais com ações educativas formais e o papel do professor estão na frente das atuais demandas trazidas pela tecnologia.
As tecnologias digitais com ações educativas formais e o papel do professor estão na frente das atuais demandas trazidas pela tecnologia.
Arruda em seu texto destaca que “a utilização de tecnologias educacionais no contexto escolar está inserida em uma realidade econômica mais ampla, marcada por um processo de reestruturação capitalista” (ARRUDA pg. 14, 2004), que gerou a organização de movimentos de mudanças pedagógicas, não apenas no Brasil, como também em outros países.

Relacionar as tecnologias digitais à educação exige o reconhecimento fundamental segundo Arruda: As tecnologias digitais trazem possibilidades interativas para a educação as quais, aparentemente, ainda não foram, genericamente, incorporadas nas práticas docentes dessa nova linguagem.
Os conhecimentos básicos mostram-se insuficientes para a apreensão, pelo professor, das potencialidades das tecnologias digitais para o ensino. Promover a discussão sobre a incorporação e as implicações das tecnologias digitais nas escolas, em especial nas disciplinas escolares, significa assumir a idéia da constituição de “sujeitos comunicacionais” pela instituição escolar.
As tecnologias digitais são tratadas na escola somente no seu aspecto de produção de técnicas e ferramentas, limitando a presença das tecnologias tão somente aos chamados “recursos” didáticos, como quadro, giz, aparelhos, livros etc. Na sociedade contemporânea há uma vinculação entre tecnologia e “novidade”, principalmente porque na modernidade a tecnologia está ligada à produção (PAIVA, 1999).
As tecnologias digitais (softwares, internet) são tratadas como “livros didáticos animados” ou simples material de pesquisa, similar ao que ocorre com revistas e jornais. As novas tecnologias da informação e comunicação oferecem novas possibilidades de aprender e devem deixar o estatuto de simples auxiliar (na aprendizagem) para tornar-se centro de uma outra forma de aprender, que afeta, em primeiro lugar a mudança dos modos de comunicação e dos modos de interação.
A necessidade de pesquisas favoreçam a apreensão das possibilidades cognitivas postas por essa linguagem, a fim de superar um visão reducionista que percebe as tecnologias numa perspectiva meramente técnica.
Bibliografia
ARRUDA, Eucidio. Ciberprofessor: Novas Tecnologias, Ensino e Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2004
PAIVA, José Eustáquio Machado de. Um estudo acerca do conceito de tecnologia. In: Educação & Tecnologia. Belo Horizonte: Revista do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, v. 4 n. ½ jan/dez. 1999.
Meninas,
ResponderExcluirBagno, (não me lembro a ano) comenta que muitas vezes solicitamos aos alunos pesquisa, trabalho de pesquisa, então deparamo-nos com cópias da internet, mas na escola já lhes foi ensinado a realizar uma pesquisa?
Acredito que as tecnologias vem muito a contribuir mesmo, porém precisamos analisar que tipo de trabalho estamos solicitando e o que queremos que o aluno faça.
Parabéns pelo blog!
Abraços Graziela Patzlaff
Meninas!!!!!!!!!!!!!!!!! O blog de vcs está muito legal e bem completo.
ResponderExcluirContinuem assim
bjinhos
Realmente gurias, seguindo o comentário da colega Vanessa o blog de vocês tá bem completo com as dúvidas, certezas, objetivos enfim tudo sobre o projeto de vocês.
ResponderExcluirAdorei, parabéns!
Aline Mello
Gurias o blog de vocês está bem legal, achamos apenas que vocês poderiam dar uma variada nas cores, e utilizarem alguns outros recursos como por exemplo videos e até mesmo incluir no blog o power point da apresentação de vocês. Bjus
ResponderExcluirComo as gurias comentaram, está muito bom e super completo, adorei o fundo bem meigo, tem fotos, dúvidas, certezas, foco da pesquisa, problemática...
ResponderExcluirtá show!!!
Olá meninas!
ResponderExcluirO blog de vocês está bem personalizado, percebi originalidade na criação do mesmo. Não posso deichar de resaltar a empolgação do grupo na apresentação do trabalho, interessante que vocês deram enfase as dúvidas e certezas que estão sempre mudando...
Parabéns pelo empenho.