quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Falando sobre a formação do professor na sociedade tecnológica

No decorrer da história, a organização da sociedade teve características específicas de cada época. A educação escolar surgiu da necessidade de consolidar a sociedade capitalista e também das reivindicações dos movimentos sociais. A implantação da escola pública, gerou inúmeras discussões em torno das funções do professor e do aluno e as mesmas estão relacionadas com o contexto histórico de uma determinada época.

Atualmente o desenvolvimento tecnológico e econômico, emergem os novos paradigmas educacionais.

A educação digital ainda é um assunto polêmico e marcado por contradições entre os educadores, mas que precisa ser incorporada no processo de ensino e de aprendizagem. A escola precisa acompanhar as transformações da sociedade.

Paulo Freire ressalta que o educador precisa ter um compromisso constante com as práticas sociais, então se as “novas tecnologias” fazem parte de nossa sociedade, é um compromisso de nós educadores fazer com que a educação digital faça parte da realidade de nossas escolas.

A educação digital, ou seja, o uso de recursos tecnológicos é um auxílio fundamental importante no processo de ensino e de aprendizagem. Mas para que o uso de recursos digitais sejam algo que auxiliem o trabalho docente cabe ao professor construir uma prática pedagógica reflexiva para desenvolver ações que atendam suas necessidades e realidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário