domingo, 18 de outubro de 2009

Formação Docente e as novas tecnologias

“O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. No contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado”.
É imprescindível a especialização dos saberes e de um novo olhar por parte da escola para as novas tecnologias, diante disso esta se criando um novo paradigma em ralação ao papel do professor, frente às novas tecnologias.
O professor precisa então ter bom senso e incluir essas novas tecnologias no ambiente escolar, pois como ressalta Mercado (2002, p.11,12):
...com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbios de dados científicos e culturais de diversa natureza; produção de texto em língua estrangeira; elaboração de jornais inter-escolas, permitindo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos, na importância da interação social e no desenvolvimento de um espírito de colaboração e de autonomia nos alunos.
Neste ambiente de mudança o professor não pode esquecer de orientar seus alunos sobre onde colher informação e como utilizá-la. O educador tem que ser encaminhador da autopromoção e o conselheiro das aprendizagens dos alunos, estimulando o trabalho individual e também em grupo reunidos por áreas de interesse.
A incorporação das novas tecnologias na escola é um elemento que pode ajudar muito a vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do ambiente escolar.
Sabemos que frente essa situação de mudança à escola enfrenta o desafio de incorporar as novas tecnologias ao currículo.
A sociedade está passando por mudanças devido à valorização da informação. “Na sociedade da informação, processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque”, assim, exigindo profissionais críticos, criativos, com capacidade de pensar, de ensinar e aprender, de trabalhar em grupo.
Cabe a educação então formar esse profissional, construindo conhecimentos, não apenas sustentando a instrução que o professor passa para o aluno. ”É função da escola, hoje, preparar os alunos para pensar, responder problemas e responder rapidamente às mudanças contínuas”. (MERCADO, 2002, p.13), que essa nova sociedade da informação, dos recursos tecnológicos está exigindo.

Referência bibliográfica:
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió, Edufal, 2002.

2 comentários:

  1. Exatamente, também li um artigo onde a autora (Sarmento, 2005)dizia que precisamos trabalhar o presente e não os tempos passados. E isso quer dizer que os professores precisam se interar de mais esta ferramenta que pode fazer parte do ensino escolar.

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  2. Gurias!! Acredito que a propria escola deve ser um local de debates, discussoes e interpretaçoes criticas dos saberes!!Preocupando-se com a construçao do sujeito do saber significativo, contituindo escola para o longo da vida!!
    Parabens pelo blog!!

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