A educação escolar e a informática é uma realidade da qual não podemos nos distanciar mais, pois a presença dos computadores é incontestável no meio em que vivemos, “na indústria, no comércio, na medicina, no esporte, no entretenimento, nos lares, os computadores tomam posicionamento assumindo responsabilidades funcionais numerosas.”(COX, 2003, p.09)
Há professores que acreditam que a inserção da informática no ensino auxiliará o processo educativo, mas há ainda os que acreditam que a inserção dela nas aulas mecanizará os alunos, desempregará professores e desvirtuará o processo de ensino-aprendizagem.
O tempo ininterruptamente imprime a história e estamos numa era digital, à escola assim como a história deve evoluir, pois senão a escola pode se tornar um martírio, em função de sua incoerência e distância com a vida, ou seja, com a realidade digital presente na atualidade.
A escola necessariamente deve oportunizar ao aluno um desenvolvimento de sua capacidade de criar, de descobrir e descobrir-se, de caminhar com seus próprios pés.
Nós educadores não podemos nos esquecer que fantástico é quando aluno e professor percebem que ambos podem aprender/ ensinar um ao outro. Tornando o processo educativo prazeroso, criativo, inovador. Devemos fugir da regra que induz a uma disciplina onde o aluno ouve, e o mestre que é dono da verdade só ensina, e também de uma escola desligada da atualidade.
Referência bibliográfica:
COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. Campinas, Autores associados, 2003.
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